Indústria criativa é o setor da economia que tem o capital intelectual como a principal matéria-prima na produção de bens e serviços. ... Também compõem o capital intelectual os conhecimentos adquiridos, documentos e internalizados pela organização. Além da cultura organizacional, é claro.
Em resumo, a Economia Criativa é uma maneira de criar um produto ou serviço, sempre com um valor simbólico embutido, servindo como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social.
“Economia criativa” é um termo relativamente novo no Brasil, apesar da produção já ser muito rica. ... Ou seja, a falta de uma cultura empreendedora criativa e a falta de distribuição racional de recursos para estes setores. O que pode ser feito por meio de de iniciativas públicas, ou por meio de investimentos privados.
O termo "indústrias criativas" surgiu nos anos 1990, para designar setores nos quais a criatividade é uma dimensão essencial do negócio. As indústrias criativas compreendem, entre outras, as atividades relacionadas ao cinema, ao teatro, à música e às artes plásticas.
A ideia central da economia criativa é incluir processos, ideias e empreendimentos que usam a criatividade como destaque para a criação de um produto.
A Economia Criativa abrange quatro áreas: consumo, mídias, cultura e tecnologia. São negócios nos mais diversos segmentos que se agrupam nessas categorias e se identificam com os movimentos e tendências da inovação e da criatividade.
A indústria criativa é importante tanto para o ecossistema empreendedor quanto para a sociedade em geral – e, por consequência, para os gestores públicos. Quem empreende na indústria criativa está criando um negócio de alto valor agregado.
O Programa Indústria Criativa tem como principal objetivo potencializar as competências criativas em todos os segmentos da indústria, estimulando o surgimento de novas oportunidades de negócio, além de oferecer representatividade empresarial, educação profissional e tecnologia para diversos setores criativos.
Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil Precursora no mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, a Firjan lançou em 2008 um estudo inédito, com atualização a cada dois anos, que avalia o impacto da economia criativa no país, com informações sobre a quantidade de postos de trabalho e remuneração das profissões criativas brasileiras.
Um equipamento eletrônico com uma função inovadora, que não existia antes, não faz parte da indústria criativa só porque não se enquadra bem em nenhuma categoria da classificação da UNCTAD? Por trás do desenvolvimento do produto houve muita pesquisa e, sobretudo, criatividade, para criar algo inovador. Capital intelectual puro.
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