As portas seriais, também chamadas de portas de comunicação (COM), são bidirecionais, ou seja, permitem que cada dispositivo receba e envie dados. Essas portas utilizam pinos diferentes que possibilitam a comunicação full-duplex, em que a informação pode trafegar nas duas direções ao mesmo tempo.
O RS232 utiliza o sistema binário (1 e 0) para transmitir dados em formato ASCII (American Standard Code for Information Interchange) e este código é capaz de traduzir um código legível pelos humanos (letras e números) em códigos legível pelos computadores (1 e 0).
Portas Seriais e Comunicação Serial. Comunicação serial é a transferência de dados bit a bit (um de cada vez), é usada para a comunicação entre o computador e vários dispositivos: teclado, mouse, modem, terminais e vários equipamentos de laboratório.
A comunicação serial é utilizada largamente e tem grande importância na automação, pois grande parte dos equipamentos ainda utilizam essa tecnologia para comunicação seja através do padrão RS-232 (que será abordado nesse documento), como de muitos outros que transmitem seus dados serialmente como RS-485, Ethernet, USB ...
O nome “serial” vem do fato da porta normalmente usada pelo mouse transmitir um bit de dados de cada vez, enquanto a porta “paralela” usada pela impressora transmite 8 bits de dados de cada vez. ... Atualmente já existem vários periféricos USB, desde teclados e mouses, até gravadores de CD e placas de rede.
Uma porta COM1 é uma porta serial de um computador, que é um slot que permite que dispositivos periféricos, como mouse ou modem, se conectem ao computador por meio de um cabo. Eles foram substituídos por pequenos conectores USB (Universal Serial Bus). Computadores mais novos não têm porta COM1.
RS-232 (também conhecido por EIA RS-232C ou V. 24) é um padrão de protocolo para troca série de dados binários entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). É comumente usado nas portas seriais dos PCs.
Como testar comunicação porta serial com o Serial Port Tester
Cada tipo de porta individual tem suas especificidades. O RS-232 é mais ou menos fácil de implementar, mas é lento e tem curto alcance. A Ethernet, por outro lado, é muito complexa e geralmente é vista como parte de uma pilha de rede maior, possui maior alcance e é muito mais rápida.
A comunicação serial consiste na transmissão de dados em SÉRIE, ou seja, UM bit de cada vez e depois de 8 pulsos de clock monta-se o primeiro byte. Se ocorrer algum erro durante a transmissão, apenas o bit “faltante” é retransmitido e não todo o Byte (conjunto de 8 bits).
Quais são as características do reino Animalia?
Quais são as preocupações com o meio ambiente?
Quais são os diferentes tipos de fontes históricas?
Desde quando existe a psicologia?
O que é uma roupa sustentável?
São exemplos de variáveis qualitativas ordinais?
Como se classifica a sociedade em nome coletivo?
Como se classifica cada matriz?
Quais os maiores megalópoles do mundo?
Como pedir um novo chip com o mesmo número TIM?
O que precisa conter em um artigo?
Porque Corpus Christi é feriado nacional?
Quem foi o intérprete do primeiro samba gravado?
Qual é a diferença entre divórcio e desquite?
Quanto pesa uma lata de cerveja de 350ml vazia?
Como está a situação do rodízio municipal de São Paulo?