Os eleitores delegam aos Vereadores, à Câmara Municipal, ao Poder Legislativo, o poder/dever de cuidar das leis, desde sua elaboração até o seu cumprimento. A Câmara é o órgão do governo local que congrega representantes da vontade popular, cuja atuação acontece através de um grupo de pessoas, colegiado.
Câmara Municipal de São Paulo | |
---|---|
Presidente | Milton Leite, DEM desde 1º de janeiro de 2021 |
Líder do Governo | Fabio Riva, PSDB |
Estrutura | |
Assentos | 55 vereadores |
A Câmara é o local mais importante de atuação dos vereadores, pois é onde exercem o papel de legisladores e de fiscalizadores da Administração Municipal. O poder de cada vereador, no entanto, é exercido nos limites da sua Câmara e de acordo com as leis que a criaram e que a organizam.
A Câmara é o órgão legislativo municipal. É ela que trabalha na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer. Além disso, cabe a ela fiscalizar as receitas e despesas do município.
Atualmente, as Câmaras Municipais se constituem num órgão de representação, independente e harmônico com os Poderes Executivo e Judiciário, que lutam dia a dia para ser o porta-voz dos interesses dos munícipes, levando reivindicações ao prefeito, elaborando Leis de interesse local, e fiscalizando o dinheiro público - ...
1) Como é composta a Câmara de Vereadores? A Câmara Municipal é constituída de, no mínimo, nove Vereadores e, no máximo, cinquenta e cinco, de acordo com o número de habitantes do Município.
R – 43 vereadores.
Esta é a lista de vereadores de Goiânia, município brasileiro do estado de Goiás. O poder legislativo é constituído pela câmara municipal, que está atualmente composta por 35 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos.
Atualmente, as Câmaras Municipais se constituem num órgão de representação, independente e harmônico com os Poderes Executivo e Judiciário, que lutam dia a dia para ser o porta-voz dos interesses dos munícipes, levando reivindicações ao prefeito, elaborando Leis de interesse local, e fiscalizando o dinheiro público - ...
A câmara municipal, portanto, deve reproduzir a diversidade de interesses, valores e ideologias da população da cidade. ... Dada a importância do orçamento municipal na vida da cidade, fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos reveste-se numa função vital atribuída às câmaras municipais.
Nele estão contempladas as funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas da Câmara Municipal. Trata-se, portanto, de um ato normativo de exclusiva competência da Câmara, não podendo sofrer qualquer interferência, quer seja do Estado, quer seja do próprio Prefeito.
A partir de então, as câmaras municipais passam ter uma organização única a nível nacional, sendo constituídas por um presidente e por vários vereadores. De acordo com a Lei nº 88, de 7 de agosto de 1913, as câmaras municipais passam a ser constituídas por dois orgãos separados: o senado municipal e a comissão executiva.
O presidente da câmara municipal costuma ser o primeiro nome da lista mais votada nas eleições autárquicas, e em geral os vereadores com pelouros (aqueles que trabalham a tempo inteiro, ou a meio tempo na gestão da autarquia) são os restantes membros dessa lista que foram eleitos.
Na base de dados SIPA [1], sobre património arquitectónico em Portugal, os edifícios sede dos municípios são designados por "câmara municipal" em cerca de 83,8% dos casos.
O que significa detector de radiação?
Onde podemos alterar a exibição de um documento?
Como mudar a cor de fundo do Visual Studio Code?
Como funciona o câmbio do Volvo?
Como alterar cor de fundo do Storie?
Qual é o papel do diafragma no sistema respiratório?
O que é um detergente como ele funciona?
Quais são as regras do dia do sim?
Como usar o bicicletário do metrô?
Quando é indicado o uso do desfibrilador?
Como calcular o crédito de ICMS no Simples Nacional?
Como é o curso de Engenharia de Produção?
Porque temos os dias e as noites aqui na Terra?
Qual a doença causada pela bactéria Clostridium botulinum?