Surgida com a fundação da cidade de Tenochtitlán, a Civilização Asteca foi herdeira dos mexicas e comandou um grande império, conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.
A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. ... Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por quase 500 cidades e estas pagavam altos impostos para o imperador.
Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.
Conhecido como Tlacatecuhtli, o imperador era escolhido por um conselho de sacerdotes, sendo geralmente eleitos os da mesma família. A ele cabia o controle religioso, militar e político, constituindo um Estado teocrático e centralizado na figura do imperador.
A origem. A origem da civilização inca remonta ao século XII da era cristã, quando as primeiras famílias se acomodaram no vale de Cusco, a antiga capital do império, e chegou a alcançar 15 milhões de habitantes, terminando brutalmente com a invasão espanhola, no ano de 1532.
Na religião asteca, o sacrifício humano era algo extremamente importante, pois era uma ferramenta que eles acreditavam ser necessária para manter os deuses satisfeitos e o sol brilhando. Os sacrifícios astecas aconteciam a partir da retirada do coração humano.
Os astecas praticavam a agricultura intensiva e conseguiram sustentar grande parte da população urbana com média de sete safras anuais. ... A sociedade asteca foi organizada e desenvolvida em torno agricultura do milho e o cultivo de feijões, abóboras, pimentões e amaranto.
Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.
Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 15 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.
Sem dúvida, as doenças trazidas pelos espanhóis contribuíram para a derrota do Império Asteca. Dentre essas doenças estavam o sarampo, a gripe (para a qual, os indígenas do continente americano não possuíam anticorpos) e a varíola, que se tornou uma epidemia.
Destruição do Império Asteca Em 1521, os astecas foram derrotados pelos conquistadores espanhóis, comandados por Cortez. A cidade de Tenochtitlán foi arrasada, Os templos foram destruídos, as peças de ouro foram quase todas derretidas.
Os astecas haviam construído um império com 500 cidades e 15 milhões de habitantes. Dominavam uma área que se estendia desde o golfo do México até o Oceano Pacífico. Tenochtitlán tornou-se o centro e a mais importante cidade do Império Asteca. Em 1450, contava com cerca de 300 mil habitantes.
Os astecas formaram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Começaram a ocupar o planalto mexicano no final do século XII, vindos da atual Califórnia, dominaram as outras tribos que viviam na região.
Pela mesma razão, a noção de "civilização asteca" é melhor entendida como um horizonte particular de uma civilização geral da Mesoamérica.
Qual é a diferença entre diabetes e hipoglicemia?
Como cobrar resposta de e-mail educadamente?
Como pagar Parcelamento Simples Nacional atrasado?
Como fazer o registro de cuidadora?
O que são dilemas morais e profissionais?
Quem ama ama alguém ou ama a alguém?
O que é discurso direto na narrativa?
Qual era o nome da religião persa e quem foi seu fundador?
Quais as hipóteses de cabimento da apelação das decisões do Tribunal do Júri?