Em 1876, o rei da Bélgica, Leopoldo II, dominou toda a área atual do Congo. A região ficou sob o domínio pessoal do monarca até 1908, quando foi vendida ao governo da Bélgica e correspondia a oitenta vezes o tamanho do país dominante.
Consequências do Imperialismo para o continente africano Foi dessa forma que ocorreu a partilha do continente africano pelos europeus: de maneira desordenada e desconsiderando as diferenças étnicas das tribos locais.
O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução iniciou-se de maneira pioneira na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e foi responsável por inúmeras mudanças.
Um conjunto de acordos entre as potências imperialistas europeias do século XIX sobre a posse de territórios no continente africano determinou a Partilha da África. ... O continente africano, em especial, foi o que mais sofreu transformações. A chamada Partilha da África tornou-se a expressão principal dessas mudanças.
A fim de evitar guerras entre as potências europeias pelos territórios africanos, o chanceler Otto Von Bismarck convocou uma reunião com os representantes dos países europeus que tinham possessões na África.
Uma das principais características da exploração africana no período imperialista era o crescimento do Eurocentrismo. E esse Eurocentrismo se definia por meio da força dos colonizadores que obrigavam os nativos a adotarem aspectos europeus, como cultura e religião características da Europa.
O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX.Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora.
A Ásia foi dominada pelo imperialismo britânico. (Foto: Freepik) Assim sendo, os banqueiros e os capitalistas, donos de indústrias e fábricas, aliaram-se na política imperialista de dominar territórios e controlar muitas áreas de influências.
Por parte da Itália, os domínios imperialistas foram os do litoral líbio, da Eritreia e da Somália. No mesmo período que a Europa tornou o seu olhar ganancioso para a África, outro continente que pareceu apetitoso foi a Ásia. A mesma ideia vigorava, exploração territorial e domínio para extração de matérias-primas.
Portugal e Espanha foram as primeiras nações colonizadoras da África, entre os séculos XV e XVII. Do século XV ao XIX, os europeus estiveram presentes na parte litorânea do continente, tendo como principal atividade econômica, o tráfico negreiro. Esse negócio lucrativo acontecia no Oceano Atlântico.
Como puxar fatura do cartão PagSeguro?
Como não se importar com o passado do namorado?
Como interromper o registro no CFT?
O que fazer quando o irmão mais velho sente ciúmes do bebê?
Como acabar com o cio dos gatos?
Como saber se tenho transtorno alimentar seletivo?
O que significa veias escuras?
O que fazer quando a vaca está com mastite?
O que é uma doença bacteriana?
Quais os cuidados imediatos e mediatos ao Recém-nascido?
Como tratar água com excesso de calcário?
Como acabar com um medo irracional?
Como tratar uma fissura no concreto?
Como aliviar a angústia do coração?
O que causa verrugas nos dedos?
O que é bom para diminuir o zumbido no ouvido?