O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:
Cálculo do CBR: CBR = [(Pressão encontrada)/(Pressão padrão)]. 100. Obs: A pressão a ser utilizada será a carga obtida dividida pela área do pistão. O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações de 2,5 e 5,0mm.
O Ensaio de CBR é determinado pela relação entre a pressão necessária para penetrar um pistão cilíndrico padronizado em um corpo de prova de um determinado solo e a pressão necessária para penetrar o mesmo pistão em uma brita graduada padrão.
Como parâmetros de projeto, pisos e pavimentos rígidos requerem CBR > 8%, enquanto que os pavimentos flexíveis exigem valores de CBR > 12%.
Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.
O ensaio granulométrico é realizado por peneiras que com determinada abertura possibilitam realizar uma curva granulométrica. Os principais produtos de laboratório utilizados no ensaio granulométrico são: balança analítica de precisão, almofariz e pistilo, jogo de peneiras granulométricas e agitador de peneiras.
Como funciona o procedimento de mediação?
Quantas dinastia teve o Egito?
Quanto custa um Volvo 750 cavalo?
Como funciona a primeira revisão da Honda?
Quais os países mais ricos da Ásia?
São Miguel dos Milagres é perto de Maragogi?
Quanto tempo dura um jogo de basquete?
O que é um parecer psicológico?
Quais são os animais mais utilizados em pesquisas?
Qual a taxa do Santander para portabilidade?
Quem faz dieta low carb pode comer feijão?
O que se comemora dia 26 de setembro?
O que visitar na europa em dezembro?
Quais são os pássaros que falam?
Como se escreve 70 por extenso?
Qual é a função do servidor público?