A couve-flor, assim como os brócolis, tem que estar sempre com a cabeça compacta, a cabeça bem fechada e coloração característica do produto, que é uma coloração branca. Se a couve-flor estiver com uma cabeça que não está compacta e enegrecida, é um produto que eu já está sem a qualidade ideal para consumo.
Como escolher: Compre a verdura firme, com a folha verde-escura, sem manchas. Não compre a couve já picada em tirinhas. Apesar de prática, essa forma não é a ideal: assim que é cortada, a couve começa a perder nutrientes, especialmente a vitamina C. Como armazenar: Mantenha as folhas inteiras, sem retirar o talo.
Como escolher frutas
Para escolher um bom maço na feira ou no supermercado, fique atento se as folhas estão com aspecto de produto fresco, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes.
A couve-flor é uma verdura com alto valor nutritivo. Os meses ótimos para seu consumo são de setembro a dezembro, ainda que possam ser encontradas no mercado durante todo o ano. Uma das melhores formas de a consumir é cozida ou fervida. Sua preparação é muito simples e levará apenas alguns minutos.
Rica em vitaminas e minerais, a couve-flor ainda é um alimento que conta com uma baixa quantidade de calorias. Tudo isso faz com que ela seja saudável e uma ótima aposta para o cardápio.
Nesta receita, a couve-flor vai primeiro para o forno. Na sequência, ela é frita em uma frigideira junto com manteiga. Assim, você obtém um sabor dos deuses e uma textura cremosa. Além disso, os temperos também fazem toda a diferença, são eles: tomilho, alecrim, orégano e limão.