As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.
Como desenvolver a coordenação motora fina em crianças?Desenhar e colorir. Estimular o gosto pelo desenho e pela pintura é uma excelente forma de treinar a coordenação motora fina. ... Fazer origamis.Brincar de pegar vareta. ... Cortar e colar. ... Cozinhar. ... Modelar massinha.
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
O estímulo frequente das mãos nas tarefas que envolvem a coordenação motora fina tende a melhorar o movimento como um todo. Isso reflete em ações diárias, fazendo com que a criança faça traços de uma forma “mais reta”, tenha uma caligrafia melhor, consiga pintar dentro dos limites do desenho etc.
A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.
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A coordenação motora fina é aquela que possibilita o movimento das mãos. Para esclarecer ainda mais, podemos afirmar que esse conjunto de prática está ligado a habilidades como recortar, pintar, desenhar, apertar, bater palminhas.
Como forma de avaliar o nível de coordenação motora, um dos métodos propostos é a utilização do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder), proposto por Gorla e Araújo (2007). O teste é composto por quatro provas, utilizando as mesmas tarefas de coordenação para várias idades.
Campo de Experiências: Corpo, gestos e movimentos.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
Objetivos de aprendizagem e códigos da BNCC/CURRICULO-DRC-MT: (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão,encaixe e lançamento,ampliando sua possibilidade de manuseio de diferentes materiais e objetos.
O KTK é um teste de coordenação corporal para crianças. Segundo Ballestero (2008), foi concebido por Kiphard e Shilling(1974) com o objetivo de avaliar a coordenação motora grossa e identificar crianças com insuficiências coordenativas.
Testes de coordenação envolvendo equilíbrio
-Passar de uma postura confortável, para pés unidos. - Com um pé diretamente diante do outro (dedo de um dos pés toca o calcanhar do outro pé). -Apoiar em somente um os pés. - Alternar entre a flexão de tronco e o retorno a posição ereta.
Coordenação motora por idadeFirmar a cabeça e o pescoço.Mexer as mãos.Rolar.Sentar.Agarrar um brinquedo e passar para a outra mão.Se esticar para pegar um objeto.Levantar os bracinhos pedindo colo.Tentar segurar o próprio pé
Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.
As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.
Os tipos de coordenação motora e os movimentos coordenados são caracterizados por velocidade, distância, direção, cadência, força e tensão muscular apropriada.
A coordenação pode ser testada com manobras dedo ao nariz e calcanhar no joelho, que ajudam a detectar movimentos atáxicos.
Teste de Romberg é uma avaliação clínica que revela alterações no equilíbrio estático do paciente. O procedimento permite a análise de 3 bases neurofisiológicas que possibilitam o equilíbrio: sistema vestibular, sistema visual e sistema proprioceptivo.
Na prova de index-nariz, o paciente deve tocar o indicador na ponta do nariz e estender o braço, repetindo o movimento diversas vezes. Na prova index-index, o alvo é o próprio dedo do examinador, que muda de posição quando o indivíduo está levando seu dedo ao nariz.
Um teste para a ataxia; o paciente fica em posição recostada, com os olhos abertos ou fechados, e é solicitado a levantar o pé bem alto, tocar o joelho com o calcanhar oposto e fazer deslizar o calcanhar ao longo da canela.
A habilidade EI02EF09 consiste em: Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
O eu, o outro e o nós (EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Quais são os campos de experiência da BNCC?O eu, o outro e o nós.Corpo, gestos e movimentos.Traços, sons, cores e formas.Escuta, fala, pensamento e imaginação.Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Entenda a proposta dos campos de experiência e como desenvolvê-los nas atividades do dia a dia com os pequenosO eu, o outro e o nós.Corpo, gestos e movimentos.Traços, sons, cores e formas.Escuta, fala, pensamento e imaginação.Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
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