obtida em formulário impresso; gerada por meio de sistema disponível no site da Secretaria da Fazenda, endereço eletrônico www.fazenda.sp.gov.br; gerada por meio do programa emissor de Gare, disponível para download no endereço eletrônico www.fazenda.sp.gov.br.
Para as demais receitas de ICMS, os contribuintes devem fazer o acesso através do portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento ou diretamente pelo link portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/gare/, podendo emitir tanto GARE-ICMS quanto GNRE.
Como pagar o ICMS Para recolher o ICMS, sua empresa deve ser cadastrada na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) da sua região. Depois do credenciamento, você receberá uma Inscrição Estadual (IE) a confirmação de que o negócio tem essa obrigação tributária, além da autorização para emitir nota fiscal eletrônica.
A parcela do diferencial de alíquotas devido ao Estado de São Paulo como Estado de origem da mercadoria será normalmente somado ao valor apurado em conformidade com o Regime Periódico de Apuração e recolhido na mesma GARE, com o código de receita 046-2 (Regime Periódico de Apuração).
Toda vida que você emitir uma NF-e, você deve entrar no site do estado de destino e gerar uma guia GNRE para o DIFAL e outra para o FCP, caso haja. Depois você precisa efetuar o pagamento e anexar uma cópia ao DANFE antes de despachar a mercadoria.
Gerando a Guia de ST
GNRE-SP. Para emitir a GNRE no estado de São Paulo, o contribuinte pode optar entre uma plataforma online ou de um aplicativo próprio. Entretanto, a emissão de GNRE a favor de outras UFs deve ser feita através do Portal GNRE Online ou sua respectiva UF, nos casos de RJ e ES.
As instituições bancárias habilitadas a receberem atualmente a GARE/DARE ITCMD são:
Para realizar o pagamento é muito simples: Basta acessar o Internet Banking com os seus dados de acesso, e em seguida encontrar a opção de pagamento de DARF ou GPS.
A Constituição Federal mais precisamente no art. 155, inciso VIII, prevê que o diferencial de alíquotas é devido ao Estado de localização do contribuinte do ICMS destinatário de mercadoria ou serviço, quando a alíquota da operação interna for superior à alíquota da operação interestadual.
O adquirente RPA deverá proceder nos moldes do art. 117 do Regulamento do ICMS, para escriturar o pagamento do diferencial de alíquotas, no Livro Registro de Apuração (LRA), que se dá da seguinte forma (lançamento escritural):
Para ficar mais claro esse entendimento, veja como era aplicado o Diferencial de Alíquota do ICMS antes e depois do Convênio 93/2015. Apenas para operações interestaduais nas quais o consumidor final também era contribuinte do ICMS. Exemplo: uma empresa da Bahia adquire um maquinário de uma empresa de São Paulo.
Como desinstalar extensão do Chrome no celular?
Como remover pessoas da foto no Lightroom?
Como baixar extrato Santander pelo app?
Como tirar o extrato do Auxílio Emergencial?
Para que serve um exaustor no banheiro?
São características do antagonismo competitivo?
Como tirar documentos de um morador de rua?
Como o gaúcho fala creme dental?
Como desativar o continuar assistindo do Netflix?
Como é calculado a aposentadoria por pontos?
Qual conduta é padrão ouro em caso de dor lombar inespecífica?
Como somar 90 dias a uma DATA no Excel?
Porque os detergentes são usados para limpar superfícies gordurosas?
Como fazer cálculo de anos meses e dias no Excel?
Como é o cruzamento entre gatos?
Como calcular total de horas trabalhadas no Excel?
Como os geólogos estudam a Terra?
Como fazer uma pipa com sacola e palito de churrasco?
Como os artistas podem se inspirar na natureza para criar sua arte?