Os germânicos viviam no Norte da Europa e ficaram conhecidos como bárbaros, porque os gregos não entendiam o que eles falavam – tinham a impressão de que o som pronunciado era algo como bar-bar, o que originou a palavra bárbaro.
Além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.
A Idade Média não era tão gloriosa e heróica quanto aprendemos na escola ou vemos em filmes. Numa época em que a sociedade não possuia a tecnologia como hoje, realizar atividades médicas, como extrair dentes e diagnosticar a infertilidade, eram feitas de forma bem precária.
Este período foi marcado por lutas com o objetivo da sobrevivência entre a classe do poder e a classe dependente do poder. Para o pobre a questão era sobreviver e conquistar seu espaço na sociedade. Este ritmo da pobreza se estendeu até o século XVI, caracterizando assim o pobre na Idade Média.
As pessoas mantinham urina e fezes em uma caixa, embaixo da cama. Os banheiros costumavam ficar fora das casas, quando existiam; e apenas um buraco no chão. Como ninguém ia enfrentar a escuridão da madrugada para isso, penicos ou caixas eram mantidas embaixo da cama e, na hora do aperto, era lá mesmo que faziam.
A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. ... O cristianismo disseminou-se pela Europa ocidental e assistiu-se a um surto de edificação de novos espaços monásticos.
Na Idade Média, a religião dominante era a Católica, sendo a Igreja era uma das instituições que tinham mais poderes na sociedade medieval, utilizando-se dessa dominância para disseminar a doutrina cristã neste período.
Muitos mosteiros tinham bibliotecas com as principais obras da época. Os membros da nobreza na Idade Média gozavam de muito conforto, pois eram detentores da maior parte dos bens e das terras feudais naquele período. Faziam parte do mais alto nível hierárquico da época e por isso participavam ativamente de todas as decisões políticas.
A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder.
Já as pessoas que faziam parte da nobreza, como os senhores feudais e membros da Igreja, mandavam e desmandavam nos camponeses, viviam construindo castelos e cobravam impostos pesados para sustentar todo o seu luxo e riqueza. Veja no vídeo abaixo algumas das principais características da era medieval:
Como potencializar o efeito da lipo enzimática?
Como se escreve centavos no cheque?
Como ligar de Porto Alegre para outro estado?
É possível voltar após morte cerebral?
O que fazer quando o seu marido te trata mal?
Quem adota a teoria tripartida?
Como ter uma gramática perfeita?
É possível entrar na UnB com a nota do Enem?
Quem são legitimados para propositura das ações coletivas e qual a natureza de tal legitimidade?
Qual o nome do profeta que ungiu Davi?
Qual a maior capital do Nordeste do Brasil?
Quais são os dois tipos principais de lógica?
Quais leis fundamentam a gestão escolar?