O transporte do cacau da propriedade até a aldeia é feito pelo próprio homem, devido a impossibilidade da criação de animais por causa da mosca tsé-tsé que infesta a região. Da aldeia, o cacau é transportado em caminhões para as estações ferroviárias.
O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
6 produtos derivados do cacau
Dois catadores quebram os frutos do cacau para separar os de alta qualidade dos excessivamente maduros.
Tradicionalmente, a secagem das amêndoas de cacau é feita por exposição ao sol em barcaças de madeira. Nesta fase, os processos de desenvolvimento de sabor e escurecimento das amêndoas continuam e adstringência, amargor e acidez são diminuídos.
Época de plantio A época ideal para plantar cacau deve ser no início da estação das águas. Vale ressaltar que o cacaueiro não suporta escassez de chuvas, pois é uma frutífera de clima tropical, com índices pluviométricos elevados. No plantio, devem ser abertas covas com profundidade de um centímetro (mais ou menos).
Como sabemos, o chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. A maioria das indústrias recebe a massa/manteiga de cacau já prontas e iniciam seu processo na etapa de mistura. No entanto, a fabricação do chocolate começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada as sementes.
Como o cacau vira chocolate
Tipos de derivados
Com exceção do açúcar, os produtos derivados da cana incluem melaço, rum, cachaça (bebida tradicional do Brasil), bagaço e etanol.
O cacau é obtido a partir das sementes de uma árvore de pequeno porte (4-8 metros de altura) nativa da América Central ( México) e da zona norte da América do Sul.
Preparo e Processamento do Cacau. Primeiramente, ocorre a etapa de colheita dos frutos maduros, assim as sementes, também chamadas de amêndoas do cacau, são coletadas. Após, estes grãos são fermentados – onde começam a formação de alguns compostos que conferem ao chocolate algumas de suas características.
Mas essa frutinha não serve somente para fazer chocolate. Além do suco, é possível fabricar a partir do cacau geléias, destilados finos, fermentados, xaropes, sorvetes e doces. Além disso, alimentos para bovinos, suínos, aves e até peixes podem ser feitos a partir da casca do cacau, o que comprova a sua versatilidade.
Recipientes de cerâmica com resíduos da preparação do cacau foram descobertos em sítios arqueológicos datados do Período Formativo (1900-900 a.C.). Por exemplo, um achado desse tipo em um sítio arqueológico Olmeca na costa de Veracruz, no México, indica que povos pré-olmecas já preparavam o cacau em 1750 a.C.
Como mudar o nome do jogador no Minecraft PE?
Como saber se os fones i12 estão carregados?
Como trocar de milhas para Km no iPhone?
Como mudar a escala do Google Maps?
Quanto tempo demora para baixar dívida ativa IPVA RJ?
Como pagar conta da Celesc atrasada?
O que acontece se trocar de marcha sem pisar na embreagem?
Como parecer mais magra em fotos de biquíni?
Como alterar o número de casas decimais na HP 12C?
Como parcelar documento do veículo?
Pode mudar a data de um cheque?
Como mudar de pasta no rádio Pósitron?
É possível comprar parcelado nos Estados Unidos?
Como parcelar anuidade Crô 2021?
Como colocar vozes de artistas no Waze?
Como fazer parcelamento de dívida com IBAMA?