nariz {masculino} nose {subst.}
Narizes | Definição ou significado de Narizes no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
1. Parte saliente do rosto, entre a testa e a boca, que corresponde ao órgão do olfacto . 2. Cavidade das fossas nasais; conjunto das duas narinas (ex.: nariz entupido; tira o dedo do nariz).
Narizes é o plural de nariz.
Narizão, por seu turno, é também um aumentativo aceitável, mas de intenção menos forte quanto à descrição de um nariz. Diria, pois, que narigão apresenta um sufixo derivacional, tal como encontramos em rapagão e perdigão.
Além disso, este aumentativo de nariz tem também um valor depreciativo que está registado pelo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa. Narizão, por seu turno, é também um aumentativo aceitável, mas de intenção menos forte quanto à descrição de um nariz.
Em síntese, como um nariz grande pode, por definição, ser feio, narigão é o aumentativo mais frequente de nariz. Mas a língua permite que se atenue tal conotação desde o aumentativo narizão, até chegarmos a expressões analíticas mais neutras como grande nariz ou nariz grande.
Narigão ou narizão? A verdade é que narigão parece ser mais utilizado que narizão; o corpus CETEMPúblico mostra três ocorrências para narigão e nenhuma para o aumentativo regular. Contudo, há que ter em conta que uma das ocorrências de narigão neste ‘corpus’ corresponde a um nome, «pessoa de nariz grande».
Quais os benefícios de uma produção sustentável?
Qual é a relação entre educação e cidadania?
Quem deve notificar a cessão de crédito?
Quais são os artigos indefinidos em inglês e suas traduções para o português?
Quanto tempo relaxante muscular faz efeito?
Como exercitar a mente para ficar mais inteligente?
Por que é importante usar o nome de Jeová?
Como fica uma pessoa com parada cardíaca?
Qual sal usar para quem tem hipertireoidismo?
Quais são os serviços farmacêuticos propostos pela RDC 44?
O que é melhor para substituir o jantar?
É possível parcelar conta de luz?
É causada por infecção por agentes biológicos isquemia ou hipóxia no tecido cerebral?