Uma pista de pouso e decolagem ou pista de aterragem e descolagem é uma área plana de asfalto, concreto, terra, grama ou pedra, designada ao pouso e decolagens de aviões.
Com investimento estimado em cerca de R$ 5 bilhões, o aeroporto ficaria pronto em cerca de seis anos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Aeronáutica têm prazo de 90 dias para apresentar ao governo as melhores opções para a localização do novo aeroporto.
O VBJ1 deverá ter alcance de 2.380 nm (4.400 km), com capacidade de decolar em pistas com 1.150 metros, o que permitirá operar com peso máximo de decolagem. Em caso de operação vertical o alcance será de 2.224 km, a predução no alcance se justifica pelo maior consumo de combustível nesse tipo de voo.
Conheça as 10 maiores pistas de pouso e decolagem do mundo – uma delas é no Brasil
Lukla
Lukla, Nepal: O aeroporto mais perigoso do mundo; vídeo.
A pista do aeródromo Gavião Peixoto (estado de São Paulo) é a pista de pouso e decolagem asfaltada mais longa das Américas, com 4 967 metros de comprimento por 45m de largura.
Para a exploração privada, segundo a lei, é preciso que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emita uma outorga de autorização – cujos únicos exemplos no Brasil são os aeroportos da companhia Usiminas em Ipatinga (MG) e o de Monte Dourado (PA). Este marco legal está no Código Brasileiro de Aeronáutica, de 1986.
Na média, cada aeroporto saiu por menos de R$ 200 milhões. R$ 200 milhões é muito menos da metade, por exemplo, de quanto custa um Boeing 737 MAX ,6 milhões, ou R$ 462 milhões), modelo do avião que se despencou na Etiópia no último dia 10, minutos depois de decolar, matando 157 pessoas.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
80 m/s
A velocidade de decolagem de um Airbus A320 de carreira é de 80 m/s.
As marcas pintadas no piso indicam, entre outras coisas, a posição e a dimensão da pista. As marcações e luzes de uma pista de aeroporto servem para auxiliar o piloto na aterrissagem manual – quando os instrumentos têm problemas, é nos próprios olhos que os pilotos devem confiar.
Muitos aeroportos de grande porte possuem várias pistas que correm em várias direções diferentes e/ou várias pistas que correm paralelamente entre si, para permitir uma maximização segura da capacidade de operações horárias.
Aeroportos precisam ser de fácil acesso a estradas, para o transporte de passageiros, trabalhadores e carga do aeroporto a outras cidades. Para esse fim, alguns aeroportos também possuem acesso a ferrovias (carga), metrô e ferries (passageiros).
A maioria dos aeroportos operam os três, mas muitos atendem principalmente ou passageiros ou carga/correio, dado certas circunstâncias: Serviços oferecidos: Tamanho e qualidade da pista de pouso/descolagem, qualidade dos terminais de passageiros e/ou carga, etc.);
Como funciona medidor eletrônico de energia elétrica?
Como o aumento da temperatura afeta o ciclo da água?
Como é feito o cálculo de juros sobre juros?
Qual o funcionamento da pistola?
Porque não pode alongar antes do treino?
Como ver o histórico do Instagram Depois de apagado?
São exemplos de Medidores de Vazão?
Como usar o indicador Zig-zag?
Qual a melhor maneira de iluminar um quarto?
Como é o funcionamento dos estômatos?
Como ocorre o processo de reabsorção óssea?
O que é o programa mais bolsas?
O que é um mandado de penhora e avaliação?
Como entender o que é inconsciente?
Como usar o melhorador de farinha de trigo?
Qual o objetivo do jogo Block puzzle?
Como funciona um medidor de energia analógico?