As velas são feitas, basicamente, com uma mistura de parafina, cera micro e/ou estearina.
A vela é feita de parafina usado para iluminar. A cera de parafina é um hidrocarboneto pesado que vem do óleo cru. Quando você acende uma vela você derrete a cera dentro e próxima ao pavio. O pavio absorve a cera líquida e puxa-a para cima.
A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados, apresentada na forma sólida. Derivada do petróleo, é matéria prima essencial para produção de velas, possui cor branca, não tem odor, nem gosto.
As parafinas são produzidas a partir do refino de óleos lubrificantes. Dependendo do grau de refino apresentam cor branca e excelente estabilidade química. O processo pode ser realizado através de solventes, de modo que o óleo seja solubilizado ao mesmo tempo que a parafina seja precipitada.
As velas eram feitas principalmente de sebo e cera de abelha em tempos antigos, e também eram feitas de espermacete, gorduras animais purificadas (estearina) e cera de parafina nos últimos séculos.
36 curiosidades que você vai gostar
A parafina em gel possui fácil derretimento, com queima lenta e uniforme, o que faz com que sua vela dure até 10 vezes mais do a produzida com parafina comum. Mas, por outro lado, é uma parafina de consistência mais mole, impedindo que consiga desenformar o produto sem quebrá-lo.
Por ser a mistura de elementos essenciais na fabricação de velas, a cera micro e a estearina, a Parafina Plus promove custo/benefício nas etapas do processo e também, possui excelente estabilidade química. A Cera Micro é responsável pelo brilho, translucidez e rigidez da vela.
Na chama da vela há três partes distintas, chamadas zonas ou cones. A zona azul ou cone de gás é a parte central e mais quente. Fica na base da chama. A zona brilhante ou cone de luz amarelada fica entre o cone de gás e a extremidade externa da chama.
Antigamente eram feitas de gordura de animais envolta em tecidos ou fibras vegetais. No Egito, pequenos pavios de tecido mergulhados em óleos eram muito comuns. No século 13, na França, perpetuou-se a tradição de receber artesãos que viajavam de casa em casa confeccionando velas feitas de gordura de baleia.
Quando ele está no meio da vela, isso não acontece justamente porque o combustível que alimenta a chama é a parafina (derivado do petróleo composto por elementos inflamáveis, chamados hidrocarbonetos). Quando você acende o pavio, a cera do topo da vela derrete e é absorvida por ele.
A parafina é um produto derivado do petróleo, ela é muito utilizada na fabricação de velas. Na natureza é possível encontrar diversos produtos de suma importância para a realização das atividades humanas, proporcionando subsídios para o desenvolvimento tecnológico.
Como dito anteriormente, seu preparo é feito através do banho-maria. Para isso, basta colocar a parafina dentro de uma panela e a panela dentro de uma forma com água e levá-la ao fogo por cerca de 20 a 30 minutos, até derreter por completo.
São compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e formam uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2.
“A parafina pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia. Além disso, a absorção de nutrientes e outros ativos presentes nas formulações de tratamentos capilares fica comprometida.”
Por suas propriedades de combustível, é a matéria prima essencial na fabricação de velas. Outras aplicações comuns à parafina incluem cosméticos, giz de cera, adesivos termofusíveis (hot melt), papel carbono, tintas, pinturas etc.
Como dito logo acima, boa parte da parafina é transformada em calor, ou seja, ela se transforma em líquido e se dissipa durante a queima, sendo lançada ao ar como dióxido de carbono e água.
A vela se apaga porque o oxigênio dentro do copo foi gasto durante a queima da vela. O oxigênio é, portanto necessário para a queima da vela. Aliás, ele é necessário para a queima de outros materiais também. O processo de queima é chamado combustão.
Quando o pavio é aceso, a cera no topo da vela derrete e é absorvida. Essa parafina líquida se transformará em vapor com o calor da chama e é esse vapor que pegará fogo.
O pavio da vela tem que ser de um material absorvente porque o mesmo absorve toda a cera líquida enquanto a vela estiver queimando.
Sendo assim, a abertura é a parte superior da vela e o fechamento é a parte inferior. Os pavios retratam o máximo e mínimo que o papel chegou naquele intervalo. O pavio de cima mostra o máximo e o pavio de baixo o mínimo.
As adriças são os cabos usados para subir as velas ou qualquer outro equipamento e as escotas são utilizadas na movimentação lateral dos velames. ADRIÇA (Halyard) – utilizado para içar velas, bandeiras, vergas ou qualquer sinalização.
A quantidade de parafina que você vai precisar para cada vela, vai depender do tamanho do molde. Cada 200 ml líquidos do molde corresponde a 180 g de parafina. Para calcular com exatidão, encha o molde com água, meça esse conteúdo e faça o cálculo.
Geralmente, esse tipo de vela compõe grandes eventos - como bailes de formatura, casamentos e bodas. Quando a demanda é grande, é possível faturar cerca de R$5 mil por mês.
Segundo ela, com R$ 300 é possível começar a fabricar velas. O dinheiro serve para comprar 10 tipos de formas e uma pequena quantidade de cada um dos ingredientes. Apostar no negócio pode dar resultado.
Como converter para hexadecimal?
O que é heterogeneidade dos serviços?
Qual a diferença entre confissão real e ficta em quais situações pode ocorrer a confissão ficta?
Qual bitola de fio para tomada 220V?
Como era a maquiagem dos anos 50?
Quem foi o herói do Romantismo no Brasil?
Qual é o lugar que tem mais gente preguiçoso?
Quem é a família da Vivi Wanderley?
Qual é o meio de comunicação mais usado?
Quem paga o salário família 2022?
Quando vai ser a prova do ITA 2022?
Quais os alimentos que prejudicam a visão?
Como deve ser a relação entre profissional e paciente?
Como saber se o cachorro está com a doença do carrapato?