A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
A terapia comportamental (T.C.) tem como objetivo bem claramente definido o de resolver (ou pelo menos tentar resolver) qualquer problemática psicológica que um indivíduo possa estar experimentando e de (re) instituir um funcionamento psicologicamente adequado e, portanto, satisfatório para este indivíduo.
A terapia analítico-comportamental (TAC) é um tipo de psicoterapia embasada na teoria Behaviorista Radical e na Análise do Comportamento, e tem como objetivos analisar a relação que os comportamentos do paciente, que é tratado como agente mais ativo no seu processo terapêutico, têm com o ambiente em que vive, ajudá-lo ...
A terapia comportamental trata tanto o conteúdo comportamental como os pensamentos e sentimentos. A posição do terapeuta comportamental pode ser de prestar atenção tanto nos eventos ambientais antecedentes para explicar o que esta pessoa faz e o que sente quando faz alguma coisa.
Descubra qual tipo de terapia é a ideal para você
Mas diferentes tipos de personalidade podem se dar melhor com um tipo ou outro.
O trabalho da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) é baseada em dois princípios básicos (Kohlenberg, 1987): 1. Todo comportamento é modelado por contingências; 2. Quanto mais perto, em termos de espaço e tempo, o reforçamento estiver da resposta desejada, maior e melhor será o seu efeito ou a probabilidade de aumentar sua freqüência.
A tarefa do terapeuta comportamental é ajudar o paciente a entender como aqueles sentimentos negativos e situações inadequadas são produzidos. Para isso ele lança mão do principal recurso da terapia comportamental: a análise funcional. Trata-se de identificar as relações funcionais entre o comportamento do indivíduo e o ambiente.
Kohlenberg (1987/1991) apresenta uma abordagem para psicoterapia (a Psicoterapia Analítico Funcional - FAP), embasada no behaviorismo radical, que se tem mostrado útil em reduzir a esquiva emocional e, assim, produzir novos repertórios comportamentais.
De acordo com Knapp (2004), todos os experimentos comportamentais têm um elemento cognitivo e a modificação das distorções cognitivas se dá também por meio das técnicas comportamentais. Sabe-se que o objetivo das técnicas ou intervenções comportamentais é aumentar o comportamento positivo enquanto diminui o negativo.
Quais fatores devem ser considerados para escolher o tipo de embalagem ideal para as mercadorias?
Qual é o mês mais chuvoso de Manaus?
Quem ganhou o The Voice Kids ontem?
Qual a velocidade de download de uma internet de 300 MB?
O que se refere o pronome ele?
Quais são os tipos de mecanismos de segurança utilizados na segurança da informação?
Porque o ginecologista faz exame de toque?
Qual o efeito colateral do Toragesic?
O que é melhor Naruto ou One Piece?
Tem como colocar senha no perfil da HBO Max?
Qual a importância dos movimentos sociais na luta contra a desigualdade social?
Como são as empresas que prestam serviços de consultoria?
Como faço para solicitar o PPP a empresa?
Quais são os instrumentos de gestão do SUAS?
Qual a probabilidade de obter 3 caras?
Quais são as regiões mais quentes do Brasil?
Quanto ganha um médico em Portugal 2020?