Para determinar a umidade da areia, esta pesquisa baseia-se em cinco métodos: Estufa, Speed, Chapman, Frigideira e Álcool sendo o da estufa o método de referência. Existe uma correlação da umidade do agregado miúdo com o seu inchamento.
O teor de umidade é de grande importância no estudo dos agregados, principalmente nos miúdos devido ao fenômeno do inchamento. É definido como a razão entre a massa de água contida numa amostra e a massa desta amostra seca. O resultado geralmente é expresso em porcentagem.
A umidade crítica é a abscissa correspondente ao ponto de interseção das duas tangentes. Expressar o coeficiente de inchamento médio (ClM) como a média aritmética entre o coeficiente de inchamento máximo (ponto A) e aquele correspondente à umidade crítica (ponto B).
As características relevantes do agregado para a composição do concreto incluem: porosidade, distribuição granulométrica, absorção de água, fôrma, resistência à compressão e tipo de substâncias presentes.
Teor de umidade total - relação percentual entre a massa total de água que envolve a superfície e preenche os poros permeáveis do agregado graúdo e sua massa seca.
27 curiosidades que você vai gostar
Quando forem usados o arado e a grade para preparar o solo, considerar como umidade ideal a faixa variável de 60% a 70% da capacidade de campo, para solos argilosos, e de 60% a 80% para solos arenosos, ou seja, quando o solo estiver na faixa de umidade friável.
Sólidos totais = Peso total da amostra – conteúdo de umidade. ❖Importância da determinação da umidade: Estocagem; ▪ Tipo de embalagem; ▪ Tipo de processamento; ▪ Fraudes.
Geralmente, tais materiais são inertes com propriedades e dimensões adequadas para serem utilizados em obras de engenharia civil.
...
Ela é dividida em três faixas conforme o tamanho dos grãos:fina, com grãos de 0,15 a 0,6 milímetro;média, com grãos de 0,6 a 2,4 milímetros;grossa, com grãos de 2,4 a 4,8 milímetros.
Na classificação quanto às dimensões os agregados são chamados de miúdo, como as areias, e graúdo, como as pedras ou britas. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.
Forma dos grãos: os grãos dos agregados não tem forma geometricamente definida. (e), os agregados classificam-se em alongados, cúbicos, lamelares e discóides, conforme sejam as relações entre as três dimensões, que definem sua forma.
A umidade crítica do solo para fins de irrigação deve ser determinada com base na tensão crítica de água no solo; por isso, quando são utilizados sensores de tensão que visam indicar o momento adequado de irrigar, é necessário se dispor da curva de retenção de água do solo para a determinação da lâmina de irrigação.
Exemplo: cavacos de madeira. Se tivermos um metro cúbico de cavacos com 50% de umidade, o material contido nesse metro cúbico poderia ter uma massa úmida de, por exemplo, 300 kg – logo a massa específica úmida seria 300 kg/m³ de cavacos. Agora, se retirarmos a água desses cavacos (50%) sobrariam 150 kg de massa seca.
U% (porcentagem de umidade) = 100 X (peso úmido - peso seco) divididopelo peso seco.
A hidratação do cimento permanece após a preparação do concreto. Portanto, as condições de temperatura e umidade são essenciais para favorecer as reações químicas durante o processo. Desse modo, há várias maneiras de manter a umidade durante o processo de cura, variando de acordo com a situação.
Agregado miúdo pode modificar o traço e comprometer a qualidade do concreto. Um dos componentes indispensáveis para a produção do concreto, a areia tem papel determinante para garantir a qualidade da mistura final, impactando características como resistência, durabilidade e trabalhabilidade.
O inchamento se aplica na correção do agregado miúdo do concreto dosado em volume e na aquisição de agregado miúdo em volume. a. A amostra deve ser coletada conforme NBR NM 26 e NBR NM 27. A quantidade deve ser no mínimo, o dobro do volume do recipiente a ser utilizado.
○ Quanto à massa específica:
○ Leves: agregados com massa específica menor que 2000 kg/m3. britadas, pedregulho, etc; ○ Pesados: agregados com massa unitária acima de 3000 kg/m3. Ex: barita, magnetita, hematita, etc.
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
Os agregados são classificados de acordo com o tamanho dos grãos: podem ser agregados miúdos (grãos pequenos), como as areias, e os graúdos, que são as pedras ou britas, com grãos maiores. Dentro desses dois tipos há ainda uma classificação mais detalhada de acordo com o tamanho, conforme será visto a seguir.
Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Os agregados são responsáveis por fornecerem distribuição granulométrica, absorção de água, porosidade e resistência à compressão aos concretos, portanto são primordiais na sua formulação.
a) Atividade – o agregado pela própria definição deve ser um elemento inerte, ou seja: - não deve conter constituintes que reajam com o cimento “fresco” ou endurecido. - não deve sofrer variações de volume com a umidade. - não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.
Para calcular os sólidos voláteis, utilizamos a seguinte equação: Onde: SV= sólidos voláteis, em mg/L ST= sólidos totais, em mg/L. SF= sólidos fixos, em mg/L. Os resultados obtidos para os sólidos totais (ST), fixos (SF) e voláteis (SV) podem ser observados na tabela 1.
A análise do teor de sólidos/umidade serve para determinar a quantidade de água em uma determinada substância e é de extrema importância em diversos processos industriais, pois pode afetar a vida útil, usabilidade, processabilidade e qualidade de um produto.
A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento. A diferença entre o peso original da amostra e o peso de matéria orgânica fornece a quantidade de cinza presente no produto.
Como montar uma jornada de trabalho noturna?
Como fazer um currículo para estágio de engenharia?
Como colocar planejado no Project?
Como colocar Cobogo de porcelana?
Qual é a relação entre o sistema nervoso e endócrino?
Como é feita a drenagem na barriga?
O que leva à formação de um trombo?
Quais são os possíveis riscos no trabalho com pulverizador de Barras Tratorizado?
Onde ocorre a digestão e absorção das vitaminas?
Como baixar aplicativos para Smart TV Panasonic?
Como o ensino e a aprendizagem devem ocorrer junto ao professor e ao aluno de maneira eficaz?
Quais as características da insuficiência renal aguda?
Como a arte pode se relacionar com a tecnologia?
Como será o processo seletivo é a integração do funcionário?