Como reduzir o calor de hidratação no concreto?
O calor de hidratação do cimento é aquele liberado durante a reação química do clínquer com a água, lembrando que o clínquer é o produto final da adição do calcário com a argila, e é a matéria-prima fundamental na produção do cimento.
Este tipo de cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento.
O que é o processo de hidratação do cimento? Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.
O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Há duas condições extremas capazes de comprometer a qualidade do concreto. Temperaturas muito baixas podem provocar o congelamento da mistura, enquanto o calor extremo e/ou a baixa umidade do ar levam à perda rápida da água de amassamento e de cura, provocando fissuras.
A finura do cimento é caracterizada pelo índice de finura, que é o material retido na peneira de 75 µm, expresso em porcentagem de massa, calculado até os décimos. O resultado do ensaio é o valor obtido em uma única determinação.
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.
É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa. Contém adição de até 5% de fíler calcário.
Quando o cimento não hidrata de forma adequada, o resultado pode ser trincas e fissuras aparentes. ... O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Qual a relação entre as propriedades do cimento e o calor de hidratação? De modo geral, o cimento apresenta diversos componentes de acordo com o seu tipo. Esses componentes têm relação direta com uma maior ou menor alteração da temperatura do concreto. Basicamente o cimento tem 4 componentes em maiores quantidades:
Hidratação do cimento (fases secundárias) Sem adição de gipsita: reação imediata C 3 A + xH →C 3 AH 6 , C 3 AH 6 ou C 2 AH 8 Endurecimento rápido, emprego difícil
▪Entender como a hidratação do cimento afeta a porosidade da pasta ▪Correlacionar a microestrutura da pasta de cimento com o comportamento de concretos Perguntas importantes...
Tecnicamente, o calor de hidratação pode ser definido como o calor liberado pelo concreto através de um processo exotérmico, no caso a reação do cimento com a água. Um processo exotérmico nada mais é do que uma reação química em que há transferência de energia do interior de um objeto para o meio exterior.
Qual o revestimento asfáltico mais utilizado quando é necessário drenar a água sobre o pavimento?
Quais são as válvulas do coração e suas funções?
Como recuperar porta de madeira com cupim?
Como recuperar uma samambaia que está morrendo?
Como recuperar coluna de concreto trincada?
Quanto gasta uma fonte de água?
Como podemos recuperar uma área desmatada?
Como funciona extensão de telefone?
O que precisa para ligar um LED?
Por que não consigo ligar para 0300?
Como ligar inversor de frequência WEG?
Como ligar o fio no alto falante?