O exame é inteiramente gratuito, como todos os serviços da Defensoria Pública. Para pleitear o reconhecimento de paternidade é preciso passar pelo Núcleo de Primeiro Atendimento da instituição mais próximo da casa da criança a ser reconhecida.
Para fazer um teste de paternidade, os envolvidos precisam comparecer ao laboratório e coletar o material genético, que segue para análise. Simples assim. Já se o suposto pai for falecido e não tiver ascendentes nem descendentes vivos, pode-se exumar o corpo e fazer a coleta do material a partir dos restos mortais.
Tudo depende do que está sendo analisado no teste de DNA. Por exemplo, os sequenciamentos de todo o DNA, como os feitos nos testes de paternidade, podem demorar até 2 semanas. Já exames que procuram mudanças específicas no DNA podem demorar até menos de 24 horas.
Nesse procedimento, o juiz solicita ao suposto pai que reconheça a paternidade de forma espontânea em um prazo, em geral, de 45 dias, para realização de acordos. Caso o suposto pai se negue a assumir a paternidade, ele é chamado em juízo para contestar e fazer o exame de DNA.
O teste de paternidade pode ser realizado ainda que o suposto pai já tenha falecido. Diante dessa situação, solicita-se o exame de DNA dos parentes sanguíneos próximos do falecido. Se o suposto filho falecer, seus herdeiros não podem ingressar com a ação em nome do pai.
O teste de paternidade com resultado positivo acarreta efeitos jurídicos decorrentes da filiação. O primeiro deles é o uso de sobrenome. O filho poderá utilizar o sobrenome paterno mesmo contra a vontade do pai. Basta que faça a alteração na certidão de nascimento após a sentença do juiz que reconhece a filiação.
Os exames de paternidade são feitos através da colheita de sangue e saliva de todas as pessoas necessárias e disponíveis para se fazer o exame, de acordo com o pedido no formulário de pedido de exame. Quer pedir um exame de paternidade? pelo representante legal de uma criança menor. O exame de paternidade também pode ser pedido pelo tribunal.
As pessoas maiores de idade podem abrir o processo. A lei traz uma regra interessante a respeito do filho maior: ele não pode ser reconhecido sem o seu consentimento. O teste de paternidade pode ser realizado ainda que o suposto pai já tenha falecido. Diante dessa situação, solicita-se o exame de DNA dos parentes sanguíneos próximos do falecido.
Como fazer a interpretação de uma charge?
Como fazer um orçamento para empresa de limpeza?
Quem assumiu a Presidência da República após as eleições de 1985 Porquê?
Como é feito o inventário em vida?
Como as pessoas se tornam inovadoras?
Como elaborar um contrato de arrendamento rural?
Como foi punido líder dos inconfidentes?
Quanto custa fazer um orçamento de uma obra?
Que ano Marília Mendonça fez sucesso?
Como se faz um padê de Pomba Gira?
Como foram organizadas as primeiras universidades na Idade Média?
Como lavar o manto de Nossa Senhora?
Como transformar uma palavra em um substantivo?
Como formar o preço de um produto?
Como eu faço um pedido de oração?