Conjugação do verbo: precisarPresente. eu. preciso. tu. precisas. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. precisava. tu. precisavas. ... Futuro. eu. precisarei. tu. precisarás. ... Presente. que eu. precise. que tu. precises. ... Futuro. se eu. precisar. se tu. precisares. ... Pessoal. eu. precisar. tu. precisares. ... eu. precisaria. tu. precisarias. ele/ ela/ você
Significado de Precisar
verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. verbo intransitivo Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam.
Nas palavras do Houaiss, “a regência deste verbo oscila entre uma coisa e outra”, isto é, entre a transitividade direta e a indireta. ... Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.
IndicativoPresente. eupreciso. tuprecisas. eleprecisa. ... Pretérito Imperfeito. euprecisava. tuprecisavas. eleprecisava. ... Pretérito Perfeito. euprecisei. tuprecisaste. eleprecisou. ... Pretérito Mais-que-perfeito. euprecisara. tuprecisaras. ... Futuro do Presente. euprecisarei. tuprecisarás. ... Futuro do Pretérito. euprecisaria. tuprecisarias.
Precisando vem do verbo precisar. O mesmo que: carecendo, necessitando, acertando.
25 curiosidades que você vai gostar
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. Através dos tempos verbais do modo indicativo, é possível expressar uma ação de forma precisa e segura. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo.
Objeto Indireto (completa os verbos transitivos indiretos)
(“Quem precisa, precisa de algo”) Este “algo” é o complemento do verbo precisar.
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
Dos verbos acima, apenas bater e precisar são verbos transitivos indiretos porque precisam de dois elementos para fazer sentido de maneira completa. Quem bate, bate em alguém ou algo, assim como quem precisa, precisa de alguém ou de alguma coisa. Ele bateu _ mim. Eu preciso _ você.
As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.
É por isso que, com certa frequência, faz parte de provas e concursos – pode confundir e levar as pessoas ao erro. A reposta correta é “o livro de que preciso”.
O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.
O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo.
Precisaremos vem do verbo precisar. O mesmo que: careceremos, necessitaremos, acertaremos.
Apenas quando este verbo se refere à segunda acepção pode admitir o modo imperativo. Assim, numa frase como «Precise a hora em que isso aconteceu», o verbo precisar ocorre no modo imperativo; mas numa frase como «Precise de emagrecer», em que precisar funciona como verbo auxiliar, esse modo não é admitido.
Exemplos com verbos transitivos indiretos
Acreditar: Eu acredito em você! Precisar: A empresa precisa de mim. Concordar: O diretor concordou com as propostas. Obedecer: O estudante obedeceu às regras.
O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.
O verbo "Precisar" é empregado como intransitivo no sentido de ser necessário: Não precisa vocês virem tão cedo.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.
No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
O modo indicativo apresenta seis tempos verbais. Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).
Como calcular a distância entre um ponto e uma reta?
Como medir comprimento e largura de camiseta?
Como saber se um átomo é estável?
Qual é o significado do nome Jó?
Qual é a localização do terreno?
Como interpretar halo de inibição?
Como é o nome do Naruto de trás para frente?
Quanto tem um copo americano de farinha de trigo?
Como identificar uma palavra Substantivada?
Como calcular a intensidade da corrente elétrica em cada resistor?
Como se joga Super Mario Bros?
Como desejar Feliz Natal para mãe?