Como Como podemos compreender totalmente a regência verbal?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(28 votos)


Como Como podemos compreender totalmente a regência verbal?

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido. Os verbos intransitivos não exigem complemento.

Qual a regência correta?

A regência e o verbo "preferir" O verbo "preferir" é um verbo transitivo direto e indireto, portanto rege a preposição "a". A regência verbal é determinante na construção correta de expressões formadas com o verbo "preferir".

Como identificar erros de regência verbal?

Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.



Qual o sentido do verbo agradar?

O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. ... O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.

O que é regência no português?

A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).

Qual a relação entre as preposições e a regência verbal?

Partindo do pressuposto de que a relação estabelecida entre as preposições e a regência verbal se demarca como fator preponderante, leia, analise e, em seguida, faça as alterações necessárias, de modo a tornar os períodos abaixo adequados ao padrão formal da linguagem. a – Não se esqueça que sou eternamente grata a você.



Qual a diferença entre regência verbal e nominal?

Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.

Qual o significado da regência?

Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.

Quais são os verbos regentes?

Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos. Para entender melhor sobre esse assunto e não errar mais, confira abaixo alguns exemplos e suas respectivas explicações: Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).






Outras questões

Qual é a ordem das cordas do violão?

Como funciona o isolantes térmicos?

Como é o funcionamento da pilha alcalina?

Como aumentar a visualização do reels?

Como funciona a rádio na web?

Como funciona o programa Adotada?

Como se formar na UFABC?

Porque remédio de apetite da sono?

Estou sendo investigado posso ser preso?

Qual tipo de ultrassom é usada para saber se foi feito laqueadura?

Como cidadão pode participar do SUS?

Como funcionam os juros de empréstimo?

Como saber se estou grávida de gêmeos antes do ultrassom?

Como funciona o sistema das plantas?

Como funcionam as telas touch screen?

Quanto custa um curso do Coursera?

Quais são os componentes eletrônicos?

Qual a onda da TV?

Quais são as funções do Mecanorreceptores?

Quais são os hormônios liberados pela Adenohipófise como são regulados pelo hipotálamo?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar