O estruturalismo, apesar de ser tomado como uma corrente de pensamento, é um modo ou método de análise das ciências humanas que teve sua origem na psicologia e perpassou a linguística, a sociologia, a antropologia e a filosofia no século XX, ganhando destaque entre intelectuais franceses.
O estruturalismo foi um movimento intelectual que contribuiu para a revolução científica da filosofia e das ciências humanas. Foi inaugurado no século XX pelo teórico linguista Ferdinand de Saussure (1857-1913).
O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Bradford Titchener (1867–1927) e tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a idéia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o ...
Em linhas gerais, o estruturalismo é uma corrente de pensamento que busca identificar as estruturas que sustentam todas as coisas. De acordo com a teoria, os fenômenos da vida podem ser identificados através de suas inter-relações. Ou seja, através da análise de partes, avalia-se um todo.
Os maiores defensores do estruturalismo concentraram-se entre os intelectuais franceses do fim do século XIX e da primeira metade do século XX. O estruturalismo visa, em linhas gerais e em todas as ciências das quais ele faz parte, a entender o modo como uma estrutura geral perpetua em todos os graus uma base.
Geralmente, Ferdinand de Saussure é visto como o iniciador do estruturalismo, principalmente devido a seu livro de 1916 'Curso de Linguística Geral'.
O procedimento metodológico do estruturalismo é orientado pelo entendimento do que vem a ser a estrutura, de suas características e de suas propriedades. ... Uma estrutura é um todo formado de fenômenos solidários. Cada um dos seus elementos depende dos outros e é determinado por sua relação com eles.
Diferentemente da antropologia cultural de Boaz, a antropologia estrutural de Lévi-Strauss está interessada em saber como os elementos desses sistemas convergem, e não nos seus valores intrínsecos (religião, política, etnia) que fazem parte da formação cultural de um ser humano dentro da sociedade a qual está inserido.
O paradigma estruturalista radical gera uma teoria organizacional radical baseada em metáforas como a dos instrumentos de dominação, dos sistemas em fragmentação e da catástrofe.
O estruturalismo permitiu, ainda, a transformação das ciências humanas por meio do método de estrutura e do método estrutural. A psicologia passou à condição de campo dissociado da filosofia após a influência do estruturalismo. O fundador dos estudos da psicologia sob o prisma do estruturalismo foi Wilhelm Wundt (18).
Ele não estabelece o uso da palavra estrutura, mas parte de sistemas formados por eixos de significação e signos linguísticos que formam os significados e significantes, desprezando a análise histórica das variedades das línguas ou dialetos. A partir desta teoria é criado o método estruturalista, desenvolvido pelo francês Claude Lévi-Strauss.
A filosofia, em especial a de vertente francesa dos pensadores do século XX, foi fortemente influenciada pelo estruturalismo. Dentre o materialismo histórico de Karl Marx e o existencialismo, determinado pelas teorias de Jean-Paul Sartre na França, surgiu o estruturalismo por meio da ótica de pensadores como Thomas Althusser e Roland Barthes.
No entanto, apesar de ter iniciado o estruturalismo linguístico, Saussure nunca utilizou o termo “estrutura”, e sim “sistema”. A filosofia, em especial a de vertente francesa dos pensadores do século XX, foi fortemente influenciada pelo estruturalismo.
Quais são os sete pilares da Gestão para a Qualidade Total?
Quais são as principais funções das cidades?
Quanto tempo demora para atualizar o PS4?
O que é considerado falta grave no trabalho?
Como a dinastia dos Tudor chegou ao fim?
Qual a invocação de Hashirama?
Como funciona o processo de melhoramento genético?
O que é um processo emocional?
Qual é a cidade considerada mais bonita do mundo?
Qual a história das redes sociais?
O que é melhor para lavar os olhos?
Quantos anos tem o ensino fundamental completo?
O que é memória principal diferencie as?
Qual é o contrário de intensidade?