Em relação à saturação, as soluções podem ser classificadas em insaturadas, saturadas e supersaturadas de acordo com o coeficiente de solubilidade do soluto no solvente. É possível estabelecer uma relação entre as quantidades de soluto dissolvido em determinada quantidade de solvente e em uma dada temperatura.
A quantidade de soluto que pode ser dissolvido num solvente para formar uma solução saturada depende de uma variedade de fatores. Os fatores mais importantes são: Temperatura – A solubilidade aumenta com a temperatura. Por exemplo, você pode dissolver muito mais sal na água quente do que na água fria.
Classificação das soluções quanto à saturação
Em físico-química, saturação é o ponto em que uma solução de uma substância não pode dissolver mais quantidade da substância e os montantes adicionais vão fazendo surgir um precipitado.
A quantidade máxima de NaCl capaz de ser dissolvida em 100 g de H2O a 20°C é 36 g. Uma solução nessas condições é denominada solução saturada, logo, o coeficiente de solubilidade desse sal é de 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20°C.
Solução supersaturada é aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada. ... Uma solução que contém soluto em quantidade menor que a necessária para a saturação é denominada solução não saturada (solução insaturada). É claro que, neste caso, ela pode dissolver mais soluto.
Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si. ... A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.
Acompanhe agora alguns exemplos de exercícios que envolvem soluções saturadas: 1º Exemplo: (UEM-PR) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a 20 ºC. Imagine que quatro tubos contêm 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos:
Na imagem acima, podemos observar que a parte do soluto não dissolvida pelo solvente foi deslocada para o fundo, por ser mais densa. Como essa solução saturada apresenta mais de uma fase, deve ser chamada de solução saturada com precipitado, ou solução saturada com corpo de fundo.
1º Exemplo: Uma solução foi preparada com a adição de 20 g do soluto X a 100 g solvente Y a 10 o C. Sabendo que o coeficiente de solubilidade é de 15 g do soluto X por 100 g de solvente a 10 o C, podemos afirmar que temos uma solução saturada?
Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o oeficiente de solubilidade. Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o oeficiente de solubilidade, são instáveis. É uma relação existente em soluto (o que irá ser dissolvido) e solvente (o que ira dissolver).
Em que os pensadores iluministas acreditavam?
Como funciona o sistema de catavento?
Quanto tempo dura os cursos do Ceped?
Onde aplicar botox para hiperidrose?
Qual é o valor do descanso semanal remunerado?
Como solicitar certidão descritiva do bloqueio?
Como corrigir trincas e fissuras?
Como soltar o freio de mão duro?
Como fazer a conversão de kB para MB?
Como saber meu número pela data de nascimento?
Como se apresentar para uma vaga de emprego?
Como destravar rosca de plástico?
Quais são os conflitos organizacionais?
Como solicitar registro profissional?
Como reduzir o encolhimento do cabelo crespo?