Dimensionamento do disjuntor do QDC: Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.
1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.
34 curiosidades que você vai gostar
J/C são unidades de energia por unidade de carga, enquanto que a capacidade tem unidades de carga por unidade de potencial. Esse trabalho é igual ao potencial na superfície do condutor vezes a carga; para obter a capacidade do condutor é necessário dividir a carga na superfície pelo potencial na superfície.
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).
Cabo de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 30A. Cabo de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 40A.
Se o circuito for trifásico dividir por raiz quadrada de três. De posse dessa corrente basta verificar em uma tabela de fabricantes a bitola correspondente. Quanto à distância para cada 50 metros acrescentados aumentar o cabo para 1 bitola acima.
Examine o painel elétrico. Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm². Assim você estará despreocupado e não terá problemas futuros na rede elétrica da bomba.
Para a instalação de 3 condutores fases + neutro e + terra, a fiação poderá ser de 16 ou 25mm2 (aconselho 25mm2 deixando sempre uma folga - sobra). e um disjuntor de 80A (para o cabo de 25mm2).
O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm . A fiação ideal 4 mm, dependendo da carga a ser acionada.
Disjuntor Unipolar: É indicado para circuitos com uma única fase. Ex: Circuitos de iluminação e tomadas em sistemas fase/neutro (127 ou 220 v); Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos para chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase (220 v);
O primeiro passo para determinar qual cabo deverá ser utilizado é somar todas as potências na instalação, como das lâmpadas e dos possíveis equipamentos que serão usados, essa potência total que vai determinar sobre o valor da tensão de sua instalação que vai determinar a corrente total do circuito.
Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.
Na associação de capacitores em série, a capacitância equivalente é determinada pelo produto dividido pela soma das capacitâncias individuais.
Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral: - Nos banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavandeira e locais semelhantes: Deve se prever o mínimo de 600 Volt-Ampere por ponto de tomada, até 3 tomadas. Atribuir 100 Volt-Ampere para os pontos excedentes.
Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo. Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.
Fio Cabo Flexivel 2,5 Mm Azul - 100 Metros - Power fio - Fios e Cabos Elétricos - Magazine Luiza.
Como colocar o cadarço do tênis Nike Air?
Como puxar tinta da impressora Epson l365?
O que usar para passar base no rosto?
Como tirar tinta do cabelo com bicarbonato e vinagre?
Como botar uma etiqueta no lobo no Minecraft?
Como se chama uma pessoa que compra compulsivamente?
Como unir duas variáveis no SPSS?
Como desativar tela de Boas-vindas do Corel 2020?
O que significa Insp painel Celta?
Como levantar a tampa do notebook Positivo?
Como limpar os cookies do Youtube?
Como faço pra tirar o som de um vídeo?
Como preservar vasos de barro?
O que é o ponto estequiométrico?
Quais os tipos de tecido conjuntivo e suas funções?
Como conectar impressora HP Laserjet M1132 MFP?
Como pode ser definido um fato historico?