O custo unitário da mão de obra é calculado com base no salário mínimo vigente, no percentual de encargos sociais, na jornada mensal de trabalho e o número de salários-base do cargo, função ou categoria.
Sendo assim, para saber o valor desse custo, é necessário somar todos os gastos obtidos com a matéria-prima e a mão de obra e dividi-lo pela quantidade de trabalho prestado durante um determinado período.
Como calcular o custo da mão de obra indireta? Como você já sabe, a mão de obra indireta é aquela que não está diretamente relacionada ao produto. Assim, diferentemente da mão de obra direta, não é possível dimensionar a sua participação na produção de cada produto, como exemplificamos no cálculo anterior.
Nesse caso: Produto X (50.000/100.000 = 50%); Produto Y (20.000/100.000 = 20%) e Produto Z (30.000/100.000 = 30%). Assim que você tiver o percentual, você vai precisar pegar esse índice e multiplicá-lo pelo valor total que a sua empresa gastou com os custos indiretos.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).
26 curiosidades que você vai gostar
Ao contrário dos diretos, os custos indiretos são aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida. No caso da indústria de ração, por exemplo, seria quase impossível determinar o custo exato de água ou energia elétrica para produzir cada quilo do produto.
O que são custos indiretos? Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.
Custos - CIF (Custos Indiretos de Fabricação) Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
CIF = custos indiretos de fabricação. (b) O custo primário ou direto é a parte do custo de produção do período que pode ser apurada sem a necessidade de rateio. Ele é calculado através da soma do material direto com a mão de obra direta - CP (=) MD (+) MOD.
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
Quais são as fases do metabolismo de fármacos?
Quanto tempo dura a crise de abstinência do clonazepam?
O que diz a habilidade EF01LP04?
Qual a profissão do futuro 2021?
O que é sistema tático ofensivo no futsal?
Quem faz depilação a laser pode fazer banho de lua?
Quem tem asma sente dor no pulmão?
Quanto custa meio metro de brita 0?
Qual é o conceito de mesosfera?
Como os escravos construíram as pirâmides?
Qual a diferença da Antarctica Pilsen para Antarctica Sub Zero?
Quais são as habilidades de um profissional de atendimento?
Como saber se o cachorro tem intolerância a ração?
Como fazer comentários em C++?
Quais são os prêmios dos finalistas do BBB?