Basicamente, os parâmetros utilizados para medir o crescimento vegetal abordam a área foliar (AF ou L) e matéria seca (MS ou W) acumulada pela planta por representarem esses fatores a “fabrica” e o “produto final”, respectivamente (Peixoto, l995).
Assim, quando um deter minado órgão aumenta de tamanho, nã.o si. gni fi.ca, necessariamen te, que ele esteja crescendo. Pode ser, por exemplo, que este aurnant.o das dimensões seja devido ã turgescência. Nas plantas, o crescimento é promovida por lli~ núme ro limitado de células (células meristemáticas de modo geral) .
O crescimento da planta pode ser avaliado por meio de medidas de diferentes tipos, sendo as mais comuns: numéricas, lineares, superficiais e massa.
O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).
Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório. O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.
A temperatura do ar tem efeito direto no crescimento, pois determina a velocidade das reações bioquímicas que resultam na formação de tecidos vegetais (folhas, caules, flores, raízes). ... Assim, em dias muito nublados, as plantas também crescem pouco, mesmo com temperatura adequada, pois falta energia para a fotossíntese.
O crescimento e desenvolvimento das plantas estão relacionados com fatores internos principalmente com os hormônios vegetais (fitormônios) e fatores externos (luz, água, temperatura, etc). ... Possuem como característica promover a germinação das sementes e estimular a floração de algumas plantas.
O crescimento pode ser analisado sob vários aspectos. Por exemplo: medir o crescimento da planta em altura, ou o crescimento do seu diâmetro, ou mesmo de partes ou órgãos da planta (crescimento alométrico).
Com raras exceções, normalmente o crescimento contínuo de um organismo requer a produção e expansão de novas células, sendo que estes dois processos estão estritamente associados a espaço e tempo. O crescimento não ocorre na planta como um todo, mas sim em regiões bem definidas.
Fatores internos que influenciam o crescimento (Fitohormônios): Auxinas: Oriundas de meristemas de raízes e gomos, as auxinas atuam estimulando o crescimento celular, alongando raízes e caules das plantas e também atuam no desenvolvimento dos frutos.
Movimentos de crescimento e curvatura das plantas: Plantas de Dias Longos (PDL): Este tipo de planta floresce quando está exposta a um fotoperíodo superior de um valor crítico, denominado fotoperíodo crítico. Exemplos: espinafre, rabanete, aveia, chicória, etc.
Qual exercício é bom para queimar caloria?
Quantos gols tem cr7 nas eliminatórias?
Como tratar uma rinite persistente?
Quem é mais rápido Flash ou Goku?
Quais são os tipos de latossolo?
É possível herdar personalidade dos pais?
Como mandar mensagem com nada escrito?
Como preencher a viabilidade no Redesim?
Quantos povos indígenas existiam no Brasil em 1500?
Quantas pessoas foram na Farofa da Gkay?
Qual é a multa para quem cai na malha fina?
O que fazer para desamassar papel?
Qual é o nome do lugar mais seco do mundo?
Qual é o módulo da velocidade média?
Como ocorre a digestão do alimento que as aranhas consomem?
Quando o juiz não fixa prazo para manifestação CPC?