Avalie a apresentação geral dos alunos durante o debate. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = excelente tom de voz, postura e entusiasmo; 3 = bom tom de voz, postura e entusiasmo; 2 = tom de voz, postura e entusiasmo regulares; 1 = pouco ou nenhum entusiasmo com falta de tom de voz e postura.
A linguagem utilizada é geralmente a variedade padrão, mas pode ser menos ou mais formal de acordo com a situação (perfil dos debatedores, presença de público, tema, local do debate, etc.)
Novas formas de avaliar os alunos na escola
Dentre as vantagens do debate na sala de aula está o aprendizado sobre o respeito às regras de organização do evento e às opiniões diversas das outras pessoas.
♦ Regras de um debate formal O debate parlamentar, por exemplo, possui um regimento que determina seu andamento As regras do debate formal baseiam-se comumente no trabalho do General Henry Martyn Robert, autor das Regras de Ordem de Robert*.
Assim sendo, a atividade do debate é de grande valia para a formação educacional de nossos alunos, pois estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a prática da elocução, além de auxiliar no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico.
Por isso o debate em sala de aula está relacionado ao que propõe as competências 8 e 9 da BNCC. Sendo assim, pensando a educação para além da memorização de informações e de acordo com o que se espera da escola no século XXI, o debate em sala de aula é uma prática rica do ponto de vista pedagógico.
Como saber se o Win 7 está ativado?
Quais são os chakras e suas funções?
Como saber se o Yorkshire é legítimo?
Como sentir a presença do seu anjo da guarda?
Quantos abacaxis nascem em um pé?
Qual a duração total de uma partida de basquete da NBA *?
Porque o aquecedor a gás não liga?
Como saber se o Touch está funcionando iPhone?
Como saber o tamanho na Shein?
Qual o número do trem do Harry Potter?
Como saber se um advogado tem reclamação na OAB?
Como é feito o pagamento de PJ?
Onde fica o número da OAB na carteira?