Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. ... Os polímeros de condensação são muito empregados em nossa sociedade.
A única exceção é o poliuretano: na reação de condensação, através da qual ele é obtido, não há liberação de moléculas. Os principais compostos liberados além da água são: cloreto de hidrogênio (HCl), amônia (NH3) e o cianeto de hidrogênio (HCN).
Os polímeros de condensação são formados geralmente pela reação entre dois monômeros iguais ou diferentes, com eliminação de moléculas pequenas, por exemplo, água.
A reação de condensação é uma reação química em que duas moléculas se combinam para formar uma única molécula, descartando outra molécula menor durante o processo.
Ao momento que ocorre a polimerização, acontece a quebra da ligação π e também a geração de duas novas ligações simples. Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.
Os principais polímeros de condensação são: Poliéster: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e álcoois com a eliminação de água. Muito usado na fabricação de roupas. Poliamida: formado pela reação entre ácidos carboxílicos e aminas com a eliminação de água.
Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.
Na formação de polímeros, a Condensação ou reação gradual ocorre entre duas moléculas polifuncionais para produzir uma molécula polifuncional maior, com a eliminação de sub-produtos como a água.
O processo de polimerização ocorre por adição como uma reação em cadeia ou condensação em uma reação por etapas. Em ambos os casos, é essencial compreender por completo a química para progredir as pesquisas e/ou trazer rapidamente novos polímeros para o mercado.
Polimerização em Solução. A polimerização em solução utiliza, além do monômero e do iniciador organos-solúvel, um solvente que atua tanto sobre os reagentes quanto sobre o polímero. A reação ocorre em meio homogêneo, sem a formação de sub-produtos e a iniciação é feita por agente químico.
A polimerização em massa, é amplamente praticada na fabricação de polímeros de condensação, onde as reações são ligeiramente exotérmicas e a maior parte da reação ocorre quando a viscosidade da mistura ainda é suficientemente baixa para permitir a mistura, ...
Quais são os indicadores sociais de uma população?
Como proteger janelas de alumínio?
São atribuições especificas do profissional enfermeiro na ESF?
Quando vai lançar a princesa e a plebeia 2?
Como estimular a produção de melanina na pele?
Qual é a importância do meio de transporte?
O que significa lógica clássica?
Quem trabalha 3 meses tem direito?
Como apurar crédito de PIS e COFINS?
O que mostra o exame de amilase?
O que vemos no céu durante a noite?
Como ocultar mensagem do WhatsApp na barra de notificação?
Qual o artigo de dano material?
Como é feita a avaliação da Caixa?