O aparelho fixo move de uma só vez todos os dentes que têm brackets. Para ajustar, o dentista solta as pontas do fio e puxa. O movimento varia: se o bracket for colado na ponta, com pouca força o dente se mexe bastante; se estiver perto da gengiva, se move menos.
Pode variar de 18 meses a 24 meses. É possível que, com o tempo, seja necessário dar mais uma mãozinha à arcada. “O apinhamento (dentes tortos) é a ruga na boca, com a idade o nosso osso perde água, com isso diminui de tamanho, e os dentes podem se movimentar para se acomodarem na arcada”, afirma o especialista.
Os aparelhos aplicam pressão continuada por períodos de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa direção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição.
A movimentação dos dentes ocorre quando é colocada uma pressão sobre eles através de um braquete e um fio metálico. Essa pressão provoca uma compressão do ligamento periodontal de um lado e a extensão do ligamento periodontal do lado oposto.
A movimentação dos dentes Os dentes se movimentam durante o tratamento ortodôntico devido ao fato do osso alveolar, isso é, o osso onde estão inseridos os dentes, poder se remodelar.
Por conta dessas características o aparelho autoligado apresenta o tratamento mais rápido, já que a colocação da estrutura ortodôntica deixa ampliada a estabilidade e começa a corrigir o sorriso de imediato.
O uso do aparelho fixo ajuda a reordenar os dentes, deixando-os na posição correta para a mordida dos alimentos e evitando que o indivíduo engula pedaços maiores e dificulte a digestão, o que pode causar mal-estar estomacal.
Na verdade os dentes movimentam um pouco após a remoção do aparelho fixo, por isso a necesidade do uso da contenção sem interrupções para evitar essa recidiva. Se eles movimentaram um pouco pode ser que com o uso da contenção ele voltem para o lugar, mas só a visita ao dentista poderá te dar a orientação mais precisa.
Os dentes estão em movimento durante toda a vida. Esta mobilidade fisiológica funcional ocorre diariamente, de forma discreta, em todos os dentes naturais e saudáveis. Acontece, por exemplo, durante a mastigação e deglutição dos alimentos, entre outros fatores (ver abaixo).
Em ambos os casos, os aparelhos utilizam a força mecânica para promover a movimentação dentária. “Utilizamos fios metálicos para que esta pressão seja feita”, explica. Todos os tecidos relacionados com os dentes do paciente participam e estão relacionados biologicamente com a movimentação provocada pelo aparelho.
O cirurgião-dentista George Bueno, especialista em ortodontia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro explica o funcionamento dos aparelhos ortodônticos e a reação do organismo para que tudo fique no seu devido lugar.
O aparelho fixo funciona através da força e da tensão que é criada pelo ajuste dos arcos, provocando a movimentação dos dentes. Nos primeiros dias, pelo fato do paciente não estar habituado, é comum que sinta dores na musculatura da boca e, às vezes, dores de cabeça.
Assim como a pele se modifica através dos anos, normalmente aparecendo algumas rugas com o avançar da idade, podem também, consequentemente, ocorrer alterações nas posições dentárias. Por isso, após a correção dos dentes mal posicionados, é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo.
Qual a principal causa do desmatamento na Amazônia?
Quem pode ser dependente no Sesc?
Qual fruta que não tem açúcar?
Quem foi o primeiro a visitar Jesus quando ele nasceu?
O que é teoria subjetiva da culpa?
Quanto ganha no internato de Medicina?
Quais itens deve contemplar um bom plano de atividades escolares?
Quais as principais formas de comunicação de segurança existentes na área industrial?
Como o Brasil lida com a saúde mental?
O que é o juízo de admissibilidade recursal?
Quem é a mulher que traiu Ronnie Von?
Como calcular o valor da hora noturna?
O que é a percepção sensorial?
O que acontece se aplicar injeção anticoncepcional no local errado?
Qual o prazo para interposição de agravo regimental?
Qual a vantagem de ter PlayStation Plus?
Quem julga recurso de revista trabalhista?