A exploração do trabalho não mais ocorre, exclusivamente, pelo capital físico, mas, também, pela exploração dos vencedores pelos perde- dores. Além do tradicional instrumento de legitimação da exploração do capital físico, o capital humano também se tornou uma forma adicional de apropriação do trabalho alheio.
Para Marx, a base da economia capitalista é a exploração da força de trabalho. Ele afirma que o valor de uma mercadoria consiste no tempo de trabalho socialmente necessário para sua produção. ... Esse valor extra produzido é apropriado pelo capitalista, gerando, assim, a exploração do trabalho.
A necessidade de sobrevivência em uma sociedade capitalista faz com que o menor adentre o mercado de trabalho, configurando assim o cenário da exploração da mão de obra barata com o qual os empresários almejam auferir lucro.
No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema.
A exploração do trabalho é o acto de utilizar o poder para extrair sistematicamente mais valor dos trabalhadores do que aquele que lhes é dado. É uma relação social baseada numa assimetria de poder entre os trabalhadores e os seus empregadores. ... Karl Marx é considerado o teórico mais clássico e influente da exploração.
Marx faz exatamente o contrário e mostra as relações sociais que esses números escondem. Em primeiro lugar, ele mostra que o lucro não pode ser uma criação do capitalista. Como o valor das mercadorias se realizam na troca no mercado, se todos os capitalistas elevam o preço de suas mercadorias o resultado disso será igual a nada.
Acontece que uma vez que o capitalista comprou a capacidade de trabalho do trabalhador, ele pode usá-la como quiser e fazê-la produzir um valor bem maior do que aquele que pagou por ela. Isto acontece porque a força de trabalho é uma mercadoria bem diferente.
Por isso, o modo de produção capitalista se baseia na exploração da força de trabalho, tal como era, no passado, a escravidão e a servidão. No entanto, a forma como essa exploração acontece é muito diferente. Cena do filme Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin.
Quando olhamos os relatórios econômicos de uma empresa capitalista dois itens se destacam: os custos de produção e o lucro. Qualquer empresa, seja uma siderúrgica, uma montadora de automóveis, uma indústria têxtil ou qualquer outra tem sua arrecadação dividida entre custos de produção e lucro.
Como usar Deltapil loção para piolho?
Como faço para ter a máquina de cartão de crédito?
Porque gravar vídeo na horizontal?
Quais são os maiores benefícios de sempre estimular o movimento do corpo humano?
Por que é importante a avaliação da linguagem na neuropsicologia?
Como desligar o celular Claro celular?
Porque o morcego é um mamífero?
Como usar mule de salto baixo?
Qual a importância ou não de se conhecer e aplicar as teorias da aprendizagem?
Como colocar a mão na biometria do Bradesco?
Como o país foi organizado após a independência?
Como você avalia a EAD como política pública em nosso país?
Por que o passado é importante para a compreensão do presente?