O abastecimento de navios pode acontecer com as embarcações atracadas no cais ou fundeadas (na área de fundeio específica) e, em alguns casos, os navios vão a Paranaguá apenas para abastecer (only bunker). A operação é segura, realizada com barreiras de contenção para evitar que qualquer produto caia no mar.
óleo combustível
Atualmente, o combustível utilizado pelos navios comerciais do mundo é formado por um mix de derivados do petróleo chamado de óleo combustível, ou bunker oil.
O consumo médio de um barco é de 22 litros por hora, a 3.000 rpm. Sendo assim, o total por hora é equivalente a 44 litros. Dessa forma, cada litro de combustível é capaz de navegar por 0,5 milha, que é equivalente a quase 1 km.
No fundo dos tanques, serpentinas aquecem o óleo para diminuir sua viscosidade e acelerar o descarregamento, que leva em média um dia. Contudo, dependendo do tipo de petróleo e da temperatura em que ele chega, esse processo pode levar três dias.
A Risel Combustíveis abastece as embarcações no próprio local de consumo, evitando que o cliente pegue fila nos postos. Todo o procedimento leva cerca de 20 minutos, dependendo do tamanho da embarcação, e é realizado por profissionais capacitados.
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Atualmente, o combustível utilizado pela maior parte (95%) dos navios comerciais do mundo é formado por derivados do petróleo chamado de óleo combustível, ou bunker oil. ... O óleo combustível é destilado a cerca de 320° C e formado por uma mistura de diferentes cadeias de hidrocarbonetos.
A hélice girando empurra a água para trás e então a água empurra o navio para frente. ... Temos que F é igual à força que a água exerce sobre a hélice e F' é a força que a hélice exerce sobre a água.
– Para um cruzeiro de 07 noites, um navio da MSC Cruzeiros consome três toneladas de combustível por hora. Isso totaliza mais de 500 toneladas de consumo de diesel por semana!
– Para um cruzeiro de 07 noites, um navio da MSC Cruzeiros consome três toneladas de combustível por hora. Isso totaliza mais de 500 toneladas de consumo de diesel por semana!
“Estar a bordo” é estar por dentro da borda de um navio. “Abordar” é chegar à borda para entrar. O termo é mais usado no sentido de entrar a bordo pela força: abordagem. Mas, em realidade, é o ato de chegar a bordo de um navio, para nele entrar. “Pela borda” tem significado oposto. Jogar, lançar pela borda.
A parte dianteira de um navio é chamada proa, e a parte traseira é a popa. O lado esquerdo de um navio é o bombordo, e o lado direito é o estibordo ou boreste. O corpo, ou estrutura, do navio é chamado casco. A quilha é como a espinha dorsal do navio: é uma viga central que percorre a parte inferior do navio, desde a proa até a popa.
A vida do navio passa, então, a ser registrada em um livro: o “Livro do Navio”, que somente será fechado quando ele for desincorporado. A armação (ou armamento) corresponde à expressão armar um navio, provê-lo do necessário à sua utilização; e quem o faz é o armador.
Encostar um navio a um cais é “atracar”; tê-lo seguro a uma bóia é “amarrar, tomar a bóia”; prender o navio ao fundo é “fundear”; e fazê-lo com uma âncora é “ancorar” (embora este não seja um termo de uso comum na Marinha do Brasil, em razão de, tradicionalmente, se chamar a âncora de “ferro” - o navio fundeia com o ferro!).
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