A ossificação endocondral inicia-se sobre uma peça de cartilagem hialina do esqueleto que irá formar tecido ósseo. Esse tipo de ossificação é o responsável básico pela constituição dos ossos curtos e longos. Forma-se um centro primário no decorrer da ossificação endocondral.
A parte orgânica é formada por 90% de colágeno e por uma substância amorfa que contém proteínas. A parte inorgânica, presente em maior quantidade, é constituída por cristais de hidroxiapatita, que dão maior resistência aos ossos e são compostos por sais minerais como cálcio e fósforo.
De acordo com a nutricionista Ana Paula Moura, magnésio, zinco, cobre e manganês merecem destaque dentre os minerais que participam ativamente dessa estrutura corporal. “A principal interação entre os minerais para uma boa formação óssea está entre o cálcio e o magnésio.
A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.
Trata-se de zonas muito activas, onde apenas existe cartilagem, a partir das quais se vai formando um novo osso.
Topo Apesar de a formação dos ossos se iniciar durante as primeiras semanas de vida intra-uterina, esta leva muito tempo até ficar concluída, visto que apenas se obtém a constituição definitiva de todos os ossos do esqueleto no final da adolescência.
Este processo é referido como crescimento aposicional. Primeiro, forma-se um modelo de cartilagem do osso. As células mesenquimatosas condensam e diferenciam-se em condrócitos, formando o modelo de cartilagem hialina. A hipertrofia dos condrócitos e a matriz extracelular que os rodeia tornam-se calcificadas.
Consequentemente, os ossos apenas estão formados por completo quando toda a cartilagem for substituída por osso, o que acontece ao longo da infância. Os ossos longos aumentam de comprimento graças à existência de cartilagens de conjugação.
No entanto, ao longo do crescimento, esta cartilagem vai sendo progressivamente substituída por osso, através de um processo denominado ossificação. Como a ossificação compreende várias etapas, costuma ser um processo lento e complexo. A primeira fase consiste na formação do molde cartilagíneo de cada osso e do seu revestimento ...
O que é o ângulo central de um polígono?
Quantas refeições há na Espanha?
Como se escreve a palavra sandália?
Como tomar Etna para parestesia?
O que dar de presente para irmã mais nova?
O que são espaços geográficos?
Qual o significado da palavra Embrulhona?
Quantas ml de prednisolona xarope por kg?
Quais são os produtos que estão sujeitos à substituição tributária?
Como foi o processo de industrialização na Argentina?
Quais os danos causados por um vulcão?
Quando floresce a sakura no Brasil?
Quais os sintomas de uma artéria entupida?
Como ficou a nova lei para PcD?