Marat assassinado ou A morte de Marat é uma tela de Jacques-Louis David pintada em 1793. Ela está exposta no Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas.A pintura mostra Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday.
O quadro "A Morte de Marat" representa um acontecimento emblemático da Revolução Francesa (o assassinato de um dos seus chefes políticos), denunciando em simultâneo as divergências e os conflitos internos que rodearam o processo revolucionário e que só foram solucionadas com a ascensão de Napoleão Bonaparte.
Durante a reunião, Corday esfaqueou Marat até a morte. Em seu julgamento, ela declarou: "Eu matei um homem para salvar cem mil vidas". Três dias após, ela foi mandada para a guilhotina.
David, jornalista e revolucionário
Marat foi um dos principais líderes da Revolução Francesa e chegou a integrar a Convenção Nacional, que governou a França durante um dos períodos mais truculentos da Revolução. ... Jacques-Louis David era seu amigo pessoal e esteve com ele no dia anterior ao seu assassinato.
FICHA TÉCNICA - MORTE DE MARAT
Marat sofria de uma condição de pele que o fazia passar boa parte do seu tempo dentro da banheira, e por isso trabalhava lá mesmo, como é visível no quadro. ... Ela acreditava que, matando Marat, a violência da revolução acabaria, e a França voltaria a ser como era antes.
41 curiosidades que você vai gostar
Marat era um dos jacobinos, facção radical disposta a acabar de vez com a nobreza. Em oposição a eles estavam os girondinos, moderados que preferiam uma solução conciliadora entre monarcas e revolucionários. ... Charlotte, nobre, mas aberta aos ideais da revolução, achou que matar Marat seria um serviço à França.
Marat, apelidado de “amigo do povo” (l ami du peuple), médico, filósofo, cientista e revolucionário radical, era portador de uma doença de pele, provavelmente uma dermatite seborreica, que o obrigava a ficar horas a fio dentro de uma banheira de cobre, tomando banhos curativos de enxofre.
Este quadro de David celebra a arte, a vida e a moralidade da Roma antiga. ... David mostra o momento dramático em que os Horácios juram diante do pai sua lealdade ao Estado. afirmando que estão prontos para a morrer pela pátria.
Morte. Jean-Paul Marat foi assassinado em sua casa em Paris, França, por uma jovem girondina Charlotte Corday, no dia 13 de julho de 1793.
Qual o melhor estado para se viver no Nordeste?
O que é bom para raiz do dente inflamada?
Qual a altura do colo do útero na gravidez?
Qual o número do castanho escuro?
Quais as desvantagens da interdisciplinaridade?
Quais estados proíbem testes em animais?
O que deve constar em um edital de concurso?
Como fazer o cálculo de Fibonacci?
É cabível apelação das decisões interlocutórias de mérito?
Quem tem rinite pode comer pão?
Onde é encontrado a calcitonina?
Como saber o resultado do teste de DNA?